domingo, 17 de janeiro de 2016

Segunda praga - Rãs

























A segunda praga se encontra em Êxodo 8:1-15.
O Senhor mandou Moisés falar ao faraó, para que deixasse os israelitas prestarem culto a Ele. Mas o faraó não os deixou ir, e por isso o Senhor mandou praga de rãs.

Um breve comentário sobre as rãs do antigo Egito: As cheias do Nilo traziam a fertilidade do solo. Quando as águas baixavam, começavam a aparecer uma espécie de rã de cor verde-escuro. Está rã que apareciam nessa época se caracterizava pela grande velocidade de movimentação, tendo facilidade de caçar insetos com a língua.
Os egípcios acreditavam que estás rãs eram criaturas ancestrais que emergiam dos abismos profundos. Por serem muitas, eles acreditavam que elas traziam fertilidade. Com isso,  passaram a serem sagradas.
A rã, é tida como símbolo da fertilidade e do conceito egípcio da ressurreição, uma estranha divindade representada por uma rã ou por uma mulher com cabeça de rã, deusa-rã, Heqet.

O que aprendemos, é que o Senhor estava se Revelando para mostra quem é a verdadeira divindade.
O Senhor é Soberano sobre todas as coisas, quem cria rãs é Ele, as rãs foram criadas pelas mãos de Deus.

O faraó mandou chamar Moisés e Arão e disse: Orem ao Senhor para que ele tire estas rãs de mim e do meu povo; então deixarei o povo ir e oferecer sacrifícios ao Senhor.
O Senhor ouviu o clamor de Moisés e Arão, e as rãs morreram. Para mostrar ao faraó que não há outro Deus igual ao Senhor. 
Depois que o faraó percebeu do alivio quando as rãs morreram, obstinou-se em seu coração e não deu mais ouvido a Moisés e Arão.


Em breve o resumo da terceira praga. 
Deus te abençoe sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário