quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Êxodo capítulo 06 - Resumo




















O Senhor quis mostrar para Moisés que seria uma mão poderosa que os iriam ajudar. Não seria um ser humano que ajudaria os israelitas a saírem do Egito, mas sim o próprio Deus, sendo a suficiência dos que nele crer. 
Deus começou a estabelecer a aliança com seu povo, porque ouviu o clamor deles.
O Senhor mandou dizer aos israelitas: Eu sou o Senhor. Eu os livrarei do trabalho imposto pelos egípcios. Eu os libertarei da escravidão e os resgatarei com braço forte e com poderosos atos de juízo (Êxodo 6:6). O Senhor escuta o clamor do seu povo, e entra com providência no momento certo. Começou a dizer que é Deus de seu povo, que livraria o povo da escravidão do Egito.
O Senhor sempre lembra da aliança que faz com seus servos, e estaria pronto a cumprir a sua promessa, que foi a Abraão, Isaque e Jacó. Que é uma terra como propriedade de seu povo. Mas os israelitas não deram ouvidos ao que o Senhor disse a eles.
Para mostrar que Tudo pode, o Senhor disse a Moisés: Vá dizer ao faraó, rei do Egito, que deixe os israelitas saírem do país (Êxodo 6:11). Moisés questionou que o faraó não daria ouvido a ele, porque os israelitas não ouviram-o.
Mas, o Senhor ordenou a Moisés e a Arão que dissessem aos israelitas e ao faraó, rei do Egito, que tinham ordem para tirar do Egito os israelitas. Êxodo 6:13
A bíblia começa a descrever os chefes de famílias e filhos segundo os seus respectivos clãs. Êxodo 14;25
Foi a Arão e a Moisés que o Senhor ordenou para que tirassem os israelitas do Egito, e de uma forma organizada, segundo as divisões de clã.
Na conversa de Deus com Moisés no deserto, o Senhor ordenou o que moisés iria dizer ao faraó. Porém, Moisés sempre questionando sobre a sua oratória.

Temos que ser obediente no que o Senhor manda falar, sem questionamentos. Porque a ultima palavra ainda é de Deus.

Em breve o resumo do capítulo 7 do livro de Êxodo.
Deus te abençoe sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário