segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Êxodo capítulo 03 - Resumo




















Moisés pastoreava o rebanho de seu sogro Jetro. Certo dia levou o rebanho para o outro lado do deserto e chegou a Horebe, o monte de Deus.
Ali o Anjo do Senhor lhe apareceu numa chama de fogo que saía do meio de uma sarça. Moisés viu que, embora a sarça estivesse em chamas, esta não era consumida pelo fogo (Êxodo 3:2). Ficou impressionado porque não queimava a sarça, e foi ver de perto.
O Senhor observou que ele se aproximava, do meio da sarça Deus o chama, moisés respondeu no exato momento. Então disse Deus: "Não se aproxime. Tire as sandálias dos pés, pois o lugar em que você está é terra santa" (Êxodo 3:5).  Disse ainda que era Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Moisés cobriu o rosto e teve medo de olhar para Deus.
Deus começou a dizer que estava vendo a opressão de seu povo, e que o clamor deles chegou em sua presença. Deus viu o sofrimento de seu povo, teve compaixão, e veio em auxílio para livrá-los das mãos dos egípcios, e levá-los para uma terra boa, onde mana leite e mel.
Quando o clamor chega até Deus, aí ele peleja pelo seu povo.
Deus envia Moisés para tirar os israelitas do Egito. Porém, Moisés teve medo.
Deus diz a ele: Eu estarei com você. Está é a prova que sou eu quem o envia.
Moisés tento questionar do que falar para os israelitas. Deus disse: Eu sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês. Mandou Moisés reunir as autoridades de Israel e dizer: O Deus dos antepassados apareceu a mim e disse: Eu virei em auxílio de vocês. Prometi tirá-los da opressão do Egito. As autoridades atenderão, e em seguida, vá ao rei do Egito e lhe dirá: O Senhor, o Deus dos hebreus, veio ao nosso encontro. Agora, deixe-nos fazer uma caminhada de três dias, adentrando o deserto, para oferecermos sacrifícios ao Senhor nosso Deus (Êxodo 3:18).
Eu sei que o rei não deixaram sair, a não ser que uma poderosa mão venha em seu auxílio.
Apenas Deus tem essa poderosa mão. Deus fala que vai fazer maravilhas no meio dos egípcios e só depois disso os egípcios os deixaram sair.
Deus não deixa seu povo sair de mãos vazias, dando boa vontade para os egípcios para que os ajudem com objetos e roupas para seus filhos.
No momento certo Deus trabalha, tenha confiança.

Em breve o resumo do capítulo 4 do livro de Êxodo
Deus te abençoe sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário